segunda-feira, 7 de novembro de 2016

yWriter: um software sensacional para criadores de histórias

Só quem escreve uma história sabe o quão complicado é organizar um sem fim de informações para fazer com que tudo seja coerente: personagens e suas origens, lugares, pontos-chave, itens, acontecimentos... Se eu continuar a lista aqui ficará enorme, mas vocês entenderam onde quero chegar.
Já crio roteiros para jogos homebrew há algum tempo, e escrevo contos desde minha adolescência. Sempre paro quando a história vai ficando mais complexa, justamente porque é um inferno lembrar de tudo o que aconteceu até ali e quais pontos eu tenho que conectar. Não significa que eu não tenho mapas criados em cadernos, mas conforme a bagunça vai aumentando fica quase impossível organizar tudo em meros documentos criados em algum editor de texto por aí.

Certo dia parei para analisar minha nuvem pessoal e vi que havia muuuuitas pastas contendo inúmeros arquivos, como listas de personagens, acontecimentos e etc. Comecei então a buscar algum software que me auxiliasse a colocar tudo isso em seus devidos lugares, e encontrei yWriter. Ele é voltado para escritores e possibilita organizar a enorme bagunça que é a criação de histórias.
Com diversas abas ele tem seções que permitem dividir a história por capítulos e encaixar as cenas de cada capítulo. Há também as abas de personagens, localidades, itens e notas. O visual não é cheio de ícones e firulas gráficas que tornam o programa mais bonito, muito pelo contrário: ele é simples e minimalista.



Ser minimalista é uma característica muito positiva, evitando que o escritor se distraia com alguma funcionalidade no decorrer da história, e possa puxar algum fato de forma rápida, já que pode organizar tudo por cenas dentro dos capítulos, e cada seção tem a sua devida aba.

Tem me ajudado bastante a construir o mundo das Crônicas Mitty e deixar tudo coerente. E sabe qual a melhor parte? O yWriter é grátis! Ele está em sua quinta versão e pode ser baixado clicando aqui.

Se você planeja começar a escrever e quer se organizar, definitivamente o yWriter pode te dar aquela mão na roda.

Um comentário:

  1. Boa noite! Baixei esse software e gostei mas qual nao foi minha surpresa ao ficar tres dias sem mexer e quando fui abrir...sumiu tuuuuudo que escrevi! Já fiz de tudo de "extract to files" até "users" rss simplesmente sumiu! e nao tem nada na internet que me explique. Estou super chateada, era o início de um romance histórico fantasiosos poético e simplesmente sumiu...talvez eu dE esse nome para meu próximo conto.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Páginas

Posts Populares